Receita de família: Maminha ao forno com sal grosso

Todo começo é difícil. Mesmo quando é algo que queremos muito fazer. Como a paixão pela gastronomia tem tomado um espaço cada vez maior na minha vida, foi uma decisão natural começar um espaço meu sobre o assunto. Por aqui, postarei receitas, truques culinários, resenhas sobre restaurantes e dicas de livros, eventos e utensílios, além de entrevistas com chefs e outros profissionais do meio. Neste post de estreia, quero compartilhar com vocês uma receita que adaptei de um clássico do meu pai. Tudo para homenageá-lo – hoje ele completa 59 anos :)

A receita desta segunda (e toda segunda-feira teremos uma nova) é a maminha no forno, feita com sal grosso, alho e amor. Não, nada de Sazon, gente, é amor mesmo. Afeto. Porque cozinhar é compartilhar sentimentos, certo?

Meu pai adora fazer essa receita – com menos sal e mais alho que eu – e deixa bem mal passada por dentro. Eu prefiro prepará-la mais bem passada, deixando a carne levemente rosada. O tempo de forno é muito relativo e depende do ponto que você quer dar à maminha. Uma estimativa é algo entre 40 minutos e uma hora, mas para isso é preciso seguir dois passos: ligar o forno no máximo por 15 minutos antes de colocar a carne e envolver a peça com sal grosso. Ou seja, para uma maminha de 1,5 kg, usei 1 kg de sal grosso.

Na foto não dá para ver a cama de sal que fiz pois acabei retirando a carne de lá na hora de fazer a foto – para que ficasse mais apresentável. O grande diferencial dessa receita é o sabor (e o cheirinho) de churrasco sem que seja necessário fazer fumaça e queimar carvão em casa. Para mim, que moro em apartamento, é uma mão na roda. O alho só entra quando a carne está quase pronta e vai triturado (em pasta), bem em cima da carne, já sem o sal grosso que lhe cobria. Depois foi só servir com creme de milho light e farofa caseira. Sucesso garantido!

Dica: para ver as fotos em tamanho maior, basta clicar nas imagens ;)

About these ads

4 thoughts on “Receita de família: Maminha ao forno com sal grosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s