Houve um tempo em que eu me sentia uma quase solitária amante da boa mesa. Aí conheci os (muitos) blogueiros queridos de gastronomia de São Paulo. Virei uma. Em seguida, voltei para o Rio e conheci os daqui também. Quando me dei conta, parece que foodies e gourmands invadiram as redes sociais, as rodinhas de conversas e também a imprensa.

chefinhos_620

Na televisão, Claude Troisgros ganhou a companhia de chefs e cozinheiros amadores cheios de bossa, charme e tempero. Desde que Nigella e Buddy Valastro vieram ao Brasil para, literalmente, engarrafar o trânsito, me dei por vencida: não sou então a única a passar horas zapeando entre um programa de culinária e outro. O formato pouco importa: do passo-a-passo clássico de receitas aos mais diversos reality shows, nada me escapa. Até na TV comer é um ato democrático, já que há opções em canais abertos e por assinatura, com produção praticamente em massa. Uma delícia!

Hoje começou a nova temporada do “Cozinha prática” da linda e talentosa Rita Lobo. Adorei a última, com dicas práticas bem no estilo do seu consagrado site Panelinha. O sucesso é tanto que a bela chef ampliou o negócio e edita livros incríveis de gastronomia. Perdi o de hoje, com estrogonofe de carne (minha comida preferida no mundo), mas ainda bem que o GNT disponibiliza tudo no Now depois. Sempre às segundas-feiras, às 20h30m.

4015904_x720

Essa semana começa também a terceira temporada do “Cozinheiros em ação”, reality show comandado pelo chef Oliver Anquier. Adoro ver cozinheiros amadores em ação – preciso dizer que vibro com “Masterchef” em qualquer idioma? – e os jurados, afetados no início, parecem estar mais à vontade agora. Já comi pratos da Renata Vanzetto e o que ela tem de jovem, tem de talentosa. A Monica Rangel é uma unanimidade. O Ivan Achcar parece mais durão, mas no fundo usa de muita sensibilidade na hora de julgar – e parece ter acertado seu rumo gastronômico também fora da televisão. Às quintas (estreia no dia 6 de agosto), às 21h.

No mesmo dia e canal (o GNT virou o lugar dos foodies-viciados-em-programas-de-gastronomia), às 20h30m, Rodrigo Hilbert chega com mais uma temporada do seu “Tempero de família”. Achei que o loiro perdeu o fòlego nos últimos programas, então espero boas novidades. Também na quinta, só que às 22h, o Claude recebe pequenos cozinheiros no “Que Marravilha Chefinhos”, com crianças até 15 anos. Eu adoro o “Junior Masterchef” e espero ansiosa pela versão brasileira, então tomara que a fórmula também funcione para o francês (depois do bobinho “Chatos pra comer”).

bake-off-brasil-mao-na-massa-sbt-masterchef-blog-geek-publicitario1

Aos sábados, pegando a rebarba da segunda temporada do “Cozinha sob Pressão”, nosso “Hell’s Kitchen” by Silvio Santos, o SBT exibe o terceiro episódio do “Bake off Brasil“, às 21h30m. O bom é que o TLC tem reapresentado os programas às terças, o que me dá uma segunda chance de assistir. A mesma coisa com o “Masterchef” com horários alternativos também aos domingos. Aliás, estou para ver uma atração mexer tanto com o Twitter como o reality da Band. É um festival de memes engraçadíssimos com as caretas dos chefs Erik Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça (e com as roupas e as expressões desesperadas de Ana Paula Padrão).

Cansou? Pois é, eu não. E nem um monte de fãs desses programas. Ainda bem 🙂

Anúncios